Traduzir página para...

30 junho 2024

Festa dos 107 Anos encerra com AGE e Pastor Miguel Roberto toma posse com 2º Vice-Presidente da Convenção CONFRADAP

Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna nº 800 – 30.06.2024

Assembleia Legislativa homenageia Assembleia de Deus

            1. Da Assembleia do Povo para a Assembleia de Deus. A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP) realizou esta semana, 26.06.2024, 5ª feira pela manhã, em seu Plenário Central, Ato Público dirigido pela Presidente da Casa Deputada Alliny Serrão e pelo autor do requerimento Deputado Delegado Inácio, Sessão Solene em homenagem aos 107 Anos de fundação da Assembleia de Deus no Amapá. O Pastor Pelaes e esposa Leia, presidentes da denominação evangélica aniversariante, receberam as homenagens protocolares daquele Parlamento Estadual. Integrou a Comitiva Oficial do Pastor Pelaes, dentre tantos, o Pastor Paulo Alberto Santos, um dos principais advogados do Estado do Amapá, ex-procurador geral do Estado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá (OAB/AP). Curiosidade: Na época do ex-Território Federal do Amapá, o Dr. Paulo Alberto Santos foi governador em exercício do Amapá por um curto período constitucional. 

             Parabéns à ALAP pela excelente atitude institucional.

            2. Comendas dos 107 Anos da Pioneira. A Assembleia de Deus no Amapá condecorou esta semana, no Culto Semanal de Oração e Doutrina do dia 24.06.2024, 3ª feira, à noite, vários pioneiros que participaram da construção histórica da referida agremiação pentecostal. Alguns destaques da Noite dos Reconhecimentos: 1. Pastora Maria Soares, que  recebeu das mãos do 1º Vice-presidente da Igreja Reverendo Pastor Rodrigo Lima Junior, o Certificado dela e do filho Pastor Besaliel Rodrigues, 2º Vice da Convenção, que está viajando fora do Estado; 2. Obreiro André Victor, filho do Pastor Besaliel, recebeu a Comenda in memoriam outorgada ao seu avô materno Pastor Raimundo de Oliveira Martins; e 3. Pastor Nivaldo Guadalupe, ex-missionário internacional, que atuou no exterior representando a AD - Pioneira do Amapá em países como Suriname (antiga Guiana Holandesa) e Equador, dentre outros homenageados. O citado Culto foi uma bênção!

 

E MAIS...

Festa dos 107 Anos encerra com AGE e Pastor Miguel Roberto toma posse com 2º Vice-presidente da Convenção CONFRADAP.  

            A Festa de Celebração dos 107 Anos da Assembleia de Deus no Amapá encerrou ontem, sábado, 29.06.2024, na Catedral Estadual localizada na Rua Tiradentes, nº 532, Centro de Macapá. Hoje, domingo, 30.06, pela manhã aconteceu a Caminhada do Povo de Deus na Rodovia do Centenário (Norte-Sul) e à noite, em todas as Congregações espalhadas pela Cidade, serão realizados Cultos de Gratidão a Deus pelo grandioso evento.

            A semana de festas se encerrou com a realização de mais uma AGE – Assembleia Geral Extraordinária da CONFRADAP – Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá, realizada na tarde de sábado. Cinco pontos se destacaram:

            1º) Pastor Miguel Roberto tomou posse como 2º Vice-presidente da CONFRADAP, substituindo o então 2º Vice, que se afastou no último semestre de mandato para concluir seu doutorado em Direito do Petróleo pela UFRJ/UNIFAP fora do Estado. Devido o citado afastamento, o Pastor e Juiz de Direito do TJAP Heraldo Nascimento da Costa, sabiamente, sugeriu à Mesa Diretora que o Reverendo Pastor Miguel Roberto, que já é o 2º Vice-presidente da Igreja, fosse convocado para também assumir a vacância da 2ª Vice-presidência da Mesa Diretora da Convenção, que em novembro próximo irá concluir o atual triênio de mandato e terá novas eleições.

            O novo Vice-presidente Pastor Miguel foi a sugestão mais adequada, pois, além de já ser o Vice da Igreja, como dito, também é o Obreiro da mais alta confiança do Presidente Geral Pastor Iaci Pelaes e, quiçá, o seu sucessor no futuro. Ninguém diz, mas todos desconfiam.

            Em relação à nova geração de líderes que está se levantado, depois da morte e sucessão do saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar, o Pastor Miguel Roberto é o que mais tem crescido diante dos olhos do atual presidente, do ministério e da Igreja, pois é um ministro humilde, discreto, obediente e coerente em sua atuação ministerial e com as mensagens que prega, além de ser aguerrido em todos os assuntos ligados à Assembleia de Deus no Amapá. 

            O Pastor Miguel Roberto Nogueira Andrade é filho de Germano Serafim de Andrade e Celestina Nogueira de Andrade, nasceu no município de Breves/PA em 16.09.1966, é casado com a Pastora Maisa Regina Fonseca Gonçalves e mora no Bairro do Laguinho, em Macapá/AP. Além de sacerdote evangélico, é um dos advogados mais bem sucedidos de nosso Estado.

            Sobre a ascensão do Pastor Miguel Roberto, disse o Pastor Besaliel: “Estou em viagem e não pude participar da AGE, mas, quando soube, fiquei muito feliz. O Pastor Miguel, além de colega de ministério, foi meu aluno no Curso de Direito, um dos melhores da Turma. Eu também sugeriria o seu nome, caso fosse consultado. O Pastor Miguel é um ministro de ‘mão cheia’, zeloso, ético, companheiro e fiel. Exerce suas funções proporcionando conforto administrativo e segurança para o Presidente Pastor Iaci. Ninguém se assuste se, no futuro, as especulações sobre ele se confirmarem”, concluiu. 

            2º) Visita Presidencial aos Campos Regionais: O Presidente Pastor Iaci Pelaes comunicou ao Plenário que neste 1º semestre de 2024 visitou todos os Campos Regionais do Ministério no Interior do Estado, tanto com o objetivo de conhecer todo o rebanho, como para supervisionar o trabalho pastoral de cada líder de Campo.

            3º) Projeto político municipal 2024: O Presidente Pastor Iaci Pelaes comentou sobre a necessidade da Igreja e da Convenção não negligenciar o seu papel institucional e sua função social perante o processo político municipal que está acontecendo no seio da Nação brasileira e em todos os municípios do estado do Amapá. Orientou os Convencionais a serem prudentes, estratégicos, éticos e comprometidos com as deliberações administrativas e políticas da Igreja.

            4º Disciplina aos dissidentes: O Presidente Pastor Iaci Pelaes comunicou a todos os presentes que alguns integrantes da Convenção andaram atuando ministerialmente em desconformidade com as diretrizes estatutárias e regimentais da Entidade, fato que o obrigou a baixar documento de disciplina cautelar admoestando aqueles que necessitam do consolo do cajado sacerdotal.

            5º) Consagrações e recebimento de obreiros: Por fim, também sob a regência do Presidente Pastor Iaci Pelaes, o Plenário Convencional analisou, deliberou e aprovou a consagração de novos ministros e o recebimento de convencionais vindos de outros lugares e entidades. No mesmo momento, a consagração e recepção ministerial foram efetivadas por meio da oração e da unção com o óleo santo.

 

OUTRAS FOTOS DOS 107 ANOS

 Encerramento da AGE-CONFRADAP no sábado, 29.06.2024

 

Senador da República Randolfe Rodrigues entrega Comenda aprovada à unanimidade pelo Senado Federal em homenagem aos 107 Anos da Assembleia de Deus no Amapá

 

Pastor Felipe Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém do Pará, recebe Comenda Especial dos 107 Anos da Assembleia de Deus no Amapá.

 

Caravana vinda da Igreja-Mãe Assembleia de Deus em Belém do Pará, liderada pelo Presidente Pastor Felipe Câmara e esposa Pastora Naiane Câmara.
 

Cantor Paulo André (Campinas/SP) recebe Medalha alusiva aos 107 Anos da Assembleia de Deus no Amapá.

 

Ministro Waldez Góes e Senador Randolfe Rodrigues recebem homenagens alusivas aos 107 Anos da Assembleia de Deus no Amapá.

 

Caminhada do sábado, 29.06, no Centro de Macapá/AP referente aos 107 Anos da AD/AP.

 

Caminhada do domingo, 30.06, na Rodovia do Centenário (Norte-Sul), em Macapá/AP comemorativa aos 107 Anos da AD/AP.


 MOSAICO FINAL DE FOTOS DOS 107 ANOS

 

 
SUGESTÃO EXCELENTE. O Casal Fabio Pereira e Rosemary Fernandes, da Assembleia de Deus no Amapá, Congregação Bete-Seã, nos enviou a seguinte sugestão: "A paz do Senhor Pr. Besaliel. Bom dia! Não sei se alguém já sugeriu produzir um material próprio para as crianças,  contando a história da Assembleia de Deus no Amapá. Poderia ser uma história em HQ, uma revistinha colorida. Temos designers gráficos, como o irmão Brito, que poderia dar sua contribuição É apenas uma sugestão, quem sabe para os 108 anos.". 

Sugestão aceita. Em nome do Centro de Memória da AD no Amapá agradecemos pelo alvitre do jovem Casal. Vamos acionar o Excelente Adauto Brito, um dos melhores do Estado, e estabelecer o desafio.

 

Até o próximo capítulo...


 


 


27 junho 2024

José Luiz de Lima e a AD - A Pioneira fazem aniversário

JOSÉ LUIZ DE LIMA COMEMORA 93 ANOS DE VIDA E A PIONEIRA 107 DE FUNDAÇÃO

Histórias entrelaçadas...

José Luiz de Lima. Veja a história de mais um pioneiro.

Origem e Família

            O “Irmão José Luiz”, como é popularmente conhecido o Pastor José Luiz de Lima, nasceu em 29 de junho de 1931, no município hoje chamado de São João do Campestre-RN e é filho de João Luiz de Lima e Teresa Maria de Lima.

            Em 14 de dezembro de 1968 casou-se em Macaíba/RN com Cecília Duarte de Lima, que nasceu em 04 de maio de 1934, em Jacumirim/RN, filha de Antonio Duarte de Lima e Antonia Maria da Conceição. 


            O Casal tem 12 (doze) filhos, 30 (trinta) netos, 43 (quarenta e três) bisnetos e não sabem quantos trinetos e tataranetos. Atualmente, os dois residem em Macapá/AP, no Sítio denominado “Seio de Abraão”, localizado na Rua Redenção, nº 1323, Bairro das Pedrinhas, CEP 69.903-195, Capital do Estado do Amapá.

            Os nomes das seis filhas e dos seis filhos são: Silvia, Terezinha, Maria das Graças, João Luiz, Maria de Deus, Margarete, Marcos Luiz, Márcio, Marliete, José Luiz Filho, Maurício e Marcondes. Cada um tem construído sua trajetória de vida sob os conselhos dos pais, longevos e mestres em vida humana. Assim, trabalhando e vivendo em diversos estados brasileiros (AP, RS, DF, SP, RN), uns são autônomos e empreendedores, outros seguiram a carreira eclesiástica, outros a empresarial etc., sempre próximos da mesma linha dos pais. Os netos, bisnetos etc., também seguem percursos profissionais semelhantes.

 

Do Nordeste para o Norte

            A história de José Luiz e Família é uma verdadeira e emocionante saga. Migraram no início da década de setenta (1974) do Nordeste para o então Território Federal do Amapá e foram morar no município da Serra do Navio, que vivia a “Era Áurea do Manganês”.

            Lá enfrentaram ferrenhas lutas, mas se estabeleceram como empreendedores por meio da extração e comercialização da madeira, no atacado. Com a necessidade de proporcionar melhores oportunidades de estudo e de vida para os filhos, em 1979, a família se transferiu para a Capital, fixando residência, por décadas, no Bairro do Buritizal, na Avenida Galibis, ao lado da Feira de mesmo nome, onde estabeleceram a famosa “Estância Rio-grandense”, passando a atuar no comércio varejista da madeira.

            Um destaque meritório deste ponto da história é que a esposa, Irmã Cecília,



paralelamente às atividades empresariais do marido, também sempre empreendeu por meio de loja de confecções, perfumaria etc. No Canal das Pedrinhas, na década de 1990, a Irmã Cecília, por um tempo, atuou no ramo de alimentos, em um dos portos marítimos de propriedade de José Luiz, na época. 

 

Destaque empresarial

            Um dos grandes destaques da vida de José Luiz no Amapá é, sem dúvida, sua atuação empresarial, mormente no ramo da madeira. José Luiz é considerado um dos pioneiros deste segmento e contribuiu significativamente para a recente história do desenvolvimento econômico amapaense, pois foi um dos maiores fornecedores de madeira da região, gerindo inúmeros trabalhadores, diversos veículos de carga e incontáveis recursos financeiros que circularam aos milhões na cidade e no interior. Mesmo quando fez a transição do atacado para o varejo, continuou reinando dentre os protagonistas de então. Quando o ex-Território Federal do Amapá foi transformado em Unidade Federativa, o primeiro governador do Estado, Comandante  Aníbal Barcellos, teve José Luiz como um dos grandes fornecedores de produtos madeireiros para as incontáveis construções de obras públicas implementadas e entregues pelo Veterano Barcellos.

 

Aderindo à nova fé

            José Luiz de Lima sempre foi muito católico, com toda sua família. Mas, um dia, sua esposa Cecília, já em sua fase adulta, com todos os filhos criados, se tornou evangélica, ligada à Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, do tempo do saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar. Entretanto, José Luiz permaneceu na ICAR, porém, nunca criticou ou impediu sua mulher ser da Igreja dos Crentes. O tempo passou e a convivência com a nova rotina cristã da esposa foi envolvendo-o com os assuntos da nova fé. Aí, também contando com mais de 50 (cinquenta) anos de idade, o coração começou a sentir o desejo de deixar os vícios e as coisas do mundo e se dedicar a uma vida mais atenta em valores espirituais. Destarte, tal qual tinha feito sua mulher, converteu-se também ao protestantismo. Agora, com o Casal servindo juntos a Cristo, os filhos, netos, bisnetos, trinetos, pelo exemplo de nova vida dos pais, avós, bisavós etc., em sua maioria, passaram a seguir os mesmos passos.

 

O chamado ministerial

            Ao tornar-se evangélico, bem no início dos anos 1990, a única pretensão na vida de José Luiz era, com a esposa, servir a Jesus e aprofundar-se cada vez mais em sua espiritualidade. Mas, por ser um empresário de carreira e, até então, muito bem sucedido, começou a se envolver com a gestão eclesiástica da Igreja, pois tudo o que fazia na Obra, prosperava. Este fato logo chamou a atenção do presidente da Igreja, o saudoso Pastor Otoniel Alves de Alencar.

            O primeiro laboratório de liderança de José Luiz foi o Templo onde frequentou por 6 (seis) anos com a esposa, a Congregação denominada “Monte Moriá”, localizada na Zona Sul de Macapá, na Rua Professor Tostes, nº 3030, Bairro do Buritizal. Ali, José Luiz, em tempo recorde, cresceu. Começou trabalhando como auxiliar, passando logo para diácono, tesoureiro local, ascendendo, então, ao cargo máximo de Dirigente da Congregação, em 1992. Com isso, seu nome ganhou autoridade em meio ao Ministério e à Igreja.

            Vendo, então, a capacidade de gestão, a postura de líder e o alto grau de eticidade de José Luiz, em 1993, o presidente pastor Otoniel Alencar o consagrou a presbítero (que na época tinha status de pastor) e o ergueu ao cargo de Tesoureiro Geral do Ministério da Assembleia de Deus – A Pioneira em todo o Estado do Amapá. Mas, logo em seguida, em 1994, o Pastor Otoniel faleceu.

 

Mais de Cem Congregações em Vinte Anos

            Ao assumir como novo presidente da Igreja, em 1994, o Pastor Oton Miranda de Alencar fez mudanças profundas e radicais na administração eclesiástica, mas, não mexeu com o Presbítero José Luiz, Tesoureiro Geral nomeado por seu pai Pastor Otoniel, mantendo-o no cargo, pois sabia da elevada idoneidade e competência do mesmo. A decisão deu muito certo.

            Na época, o Pastor Oton Alencar recebeu a Igreja com apenas 17 (dezessete) Congregações e deu “carta branca”, ou seja, liberdade total para que o Presbítero José Luiz gerisse administrativamente o Ministério, enquanto ele, o Pastor Oton, se dedicaria à gestão eclesiástica e espiritualmente a Igreja. Assim, foram 12 (doze) Anos de estrondoso crescimento da Pioneira, pois, neste período, passou de 17 Congregações, construídas no período de 1917 a 1994 (quase 80 Anos) para 125 Congregações, ou seja, mais de Cem Congregações construídas no período de 1994 a 2006 (período de 12 Anos) quando, por causa da idade, chegou o momento de José Luiz fechar aquele ciclo de vida por meio da jubilação compulsória.

 

Reconhecimento Convencional Máximo

            Em reconhecimento ao extraordinário trabalho administrativo-eclesiástico desenvolvido por José Luiz de Lima, em prol do crescimento e da expansão do Evangelho no Estado do Amapá, o Pastor Oton Alencar, na função de Presidente da Convenção, na época chamada de UFIADAP, o ordenou e o ungiu como “Pastor Honoris Causae”, comenda concedida a poucos e considerada como  um dos maiores títulos convencionais da maior e mais antiga denominação evangélica amapaense. 

Foto - Pastor Besaliel Rodrigues e Pastora Maria Soares, representando a Convenção CONFRADAP, em visita esta semana ao Casal José Luiz e Cecília Duarte, parabenizando-os pelo aniversário e pelos relevantes serviços prestados à Assembleia de Deus no Estado do Amapá.
 

            Na opinião do Pastor Besaliel Rodrigues, hoje o 2º vice-presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Amapá (CONFRADAP), o recorde estabelecido na gestão financeira do Pastor José Luiz de Lima vai ser muito difícil de ser quebrado, pois, em oitenta anos construíram-se dezessete congregações e em doze anos ergueram-se mais de cem, nos quatro cantos da Capital do Estado. Isto demonstra que a Igreja viveu um período purgante e áureo do protestantismo assembleano tucuju.

            Realmente, a Assembleia de Deus – A Pioneira se firmou como a maior agremiação evangélica do Estado do Amapá a partir desta gestão muito bem sucedida, que se tornou um “divisor de águas” na historiografia pentecostal amapaense.

            Acrescenta o Pastor Besaliel que, atualmente, o recente gigantismo da Assembleia de Deus no Amapá inegavelmente está relacionado com os pastorados de Otoniel e Oton Alencar, líderes muito bem apoiados por pessoas extremamente abençoadas e competentes como o caso de José Luiz de Lima. E mais: “A ordenação de José Luiz de Lima como pastor foi uma das mais acertadas e justas. Ao assim proceder, o Pastor Oton fez cumprir aquele versículo bíblico que diz ‘... a quem honra, honra...’ – Rm 13.7”, arrematou o Pastor Besaliel.

 

OUTRAS FOTOS dos 107 ANOS DE 

FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO AMAPÁ

 

SESSÃO SOLENE. Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) homenageia 

Assembleia de Deus por seus 107 Anos de história (26.06.2024).


COINCIDÊNCIA ABENÇOADA. Pastora Cleide Balieiro faz aniversário no mesmo dia da Assembleia de Deus no Amapá, em 27.06.2024. Ela é ministra do Evangelho, pregadora da Palavra de Deus, batizada nas águas e com o Espírito Santo, pedagoga, professora, servidora pública, mãe, vó, esposa do Apóstolo Órley de Alencar e amiga do Pastor Besaliel Rodrigues (rsrs). É uma das mulheres mais bem preparadas intelectualmente e das mais destacadas da sociedade amapaense. Parabéns Pastora Cleide.

 

COMENDAS DOS 107 ANOS DA PIONEIRA. A Assembleia de Deus no Amapá condecorou esta semana, no Culto Semanal de Doutrina do dia 24.06.2024, 3ª feira, à noite, vários pioneiros que participaram da construção histórica da referida agremiação pentecostal. Alguns destaques da Noite dos Reconhecimentos: 1. Pastora Maria Soares, que também recebeu o Certificado do filho Pastor Besaliel Rodrigues, que está viajando para fora do Estado; 2. André Victor, filho do Pastor Besaliel, que recebeu a Comenda in memoriam pelo avô materno Pastor Raimundo de Oliveira Martins; e 3. Pastor Nivaldo Guadalupe, ex-missionário internacional, que atuou no exterior representando a Pioneira em países como Suriname e Equador, dentre outros homenageados. O citado Culto foi uma bênção!

 

Memória dos 108 Anos da Assembleia de Deus no Amapá - Por Juracy Alencar

Memória dos 108 Anos da Assembleia de Deus no Amapá (Ano: 2025) - Por Juracy Alencar   A Assembleia de Deus, A Pioneira do Amapá, concluiu o...