Memória dos 108 Anos da Assembleia de Deus no Amapá (Ano: 2025) - Por Juracy Alencar
A Assembleia de Deus, A Pioneira do Amapá, concluiu os festejos de seu 108º Aniversário de fundação. Instalada em terras tucuju em 27 de junho de 1917, por Manoel José de Matos Caravela, hoje a Igreja é comandada pelo Pastor Iaci Pelaes dos Reis, que recebeu o cajado recentemente do saudoso Pastor Oton Miranda de Alencar.
Sobre as Celebrações dos 108 Anos, ver https://besalielrodrigues.blogspot.com/2025/06/amapaenses-celebram-os-108-anos-da.html
Assim que as comemorações deste ano de 2025 foram concluídas, a Pastora Juracy Alencar, esposa do querido pastor falecido, postou em suas mídias virtuais um emocionante texto, o qual registramos neste Centro de Memória para a leitura e o conhecimento de toda a Igreja e da sociedade amapaense e das presentes e futuras gerações:
Casal Oton e Juracy AlencarTexto da Pastora Juracy: FESTEJOS DOS 108 ANOS DE FUNDAÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS NO AMAPÁ.
Cinco horas da manhã, contemplava no horizonte os primeiros raios do dia. Já havia levantado, para juntamente com os irmãos assembleianos participarmos do grande cortejo pelas ruas de Macapá, na reconstituição da chegada dos missionários fundadores da nossa Igreja, na pequena Vila denominada Macapá. Sinto-me privilegiada por Deus, tenho quase a idade da Igreja (exagero à parte), mas já vivi mais de 2/3 desse longo período de bênçãos, trazido a esse estado, pelo Evangelho. Obviamente, nesse período, obedecendo a lei natural, nascer, crescer, morrer (pra nós, o último é descanso), muitos irmãos já descansaram, e em cada ano eu relembrava nossos entes queridos. No trajeto que fizemos, na manhã do dia 29/06/2025, senti saudade dos nossos primeiros líderes, principalmente daqueles que faziam parte da minha família. Tentando não chorar, sorria para os fotógrafos e louvava ao Senhor Jesus. A medida que caminhávamos fui dando lugar a alegria pelo que presenciava: A minha frente via Pr. Kleizer, sobrinho querido e neto do Pr. Otoniel Alencar, neste ato representava Clímaco Bueno Aza; Pr. Jean e Pastora Ligeia representavam meu querido esposo, pastor Oton Alencar. Pastor Otoniel Alencar, vinha sendo representado por seu filho Eliniel Alencar; Marton, meu genro, conduzia a bandeira que representava o primeiro templo. Ao meu lado estavam Ariadne e Oton Neto, representando a EBD (Escola Bíblica Dominical), Oton Neto, já traz no seu DNA ser aluno da EBD, seguidor do seu avô que era Mestre no ensino da palavra, mas mesmo assim tinha a humildade de sentar nas classes como aluno, todos os domingos.
Com toda força do seu pulmão e entusiasmo, meu neto Alek, tocava seu saxofone na banda que acompanhava os louvores “raiz”, tais como: “Assembleia de Deus, vem comigo", "Os Guerreiros se preparam”, e corinhos que nos levavam ao passado saudoso. Ao chegarmos ao final do cortejo, encontrei uma adolescente fisicamente cansada, era minha neta, Ana Clara, procurei saber o motivo, sua mãe me informou que como uma boa crente “raiz”, estava desde o dia anterior na vigília que durou ate as seis da manhã já emendando para a caminhada, o que a deixou exausta, o físico não estava acompanhando a energia espiritual.
Fiquei nas comemorações até o inicio da distribuição do bolo. Nesta última tarefa ainda tinha descendente de pioneiros. Nosso Andrezão (neto e bisneto de Oton e Otoniel, respectivamente), estava como legendário na distribuição de bolo aos presentes. Onde correu tudo com ordem e decência, o povo é ordeiro, desde que tenha um comando inteligente.
Tive nessa festa muitas alegrias, por ver o legado deixado nas famílias dos pioneiros, que por aqui passaram “ A obra não parou e nem vai parar”
Falo por mim e por todos os pioneiros que já descansam no Senhor Jesus: “Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade” III João 1.4
Parabéns a todos os que se empenharam para o sucesso dos festejos de 108 anos da Assembleia de Deus no Amapá. A recompensa vem do Senhor Jesus.
Juracy de Almeida Alencar.